Trabalho de Gestão
JOSEPH JURAN E O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE QUALIDADE
TURMA: ELETROMECÂNICA 1
Módulo 1
Matéria: Gestão de Qualidade
Professor: Helvécio
Joseph Juran
Qualidade total
Joseph M. Juran nasceu em dezembro de 1904 na Romênia, iniciou seus trabalhos na área da qualidade em 1924, no departamento de Engenharia de Inspeção da Western Eletric, que empregava mais de 40000 trabalhadores na montagem de relés nos Estados Unidos da América. Nesta empresa Juran conheceu a equipe de trabalho coordenada por Walter Shewart e integrada por Edwards Deming, Elton Mayo e Levenforth. Juran foi o primeiro profissional a utilizar o gráfico de Shewart, que é uma técnica empregada no Controle Estatístico do Processo ( CEP ). Em julho de 1954 Juran foi convidado a palestrar para empresários japoneses e convidado para ensinar seus métodos de gerenciamento da qualidade para executivos, que já adotavam o gerenciamento da qualidade total. Após, o Japão conseguiu uma grande evolução do padrão tecnológico e produtivo, passando a ser conhecido por produzir bens baratos e de qualidade inferior para produtor com qualidade superior e com preços baixos.
O essencial da obra: Joseph Juran é considerado o primeiro guru que aplicou a qualidade à estratégia empresarial, em vez de a ligar meramente à estatística ou aos métodos de controle total da qualidade.
Na sua opinião, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos. Segundo uma óptica de resultados a qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros. Logo, alta qualidade implica, geralmente, maiores custos. De acordo com uma óptica de custos, a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabrica. Logo, alta qualidade custa, em regra, menos dinheiro para as empresas.
Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais