Trabalho Gestão
Elen Maria de Oliveira
Modelos de Gestão
São Paulo
2014
Elen Maria de Oliveira
Modelos de gestão
Produção individual apresentado ao Centro Universitário Senac são Paulo, Campus Santo amaro, como exigência parcial para obtenção do grau Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.
Orientadora: Profa. Bete Saraiva
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
CAPITULO 1
1. REFERENCIAL TEÓRICO 04
1.1. Mudança: Era Industrial x Era da Informação 04
1.2. Gestão de Recursos Humanos 06
CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
INTRODUÇÃO
No início da era industrial, as empresas e o ambiente organizacional voltavam-se apenas para a atividade. O trabalhador não tinha que pensar, era como uma máquina, paga apenas para executar tarefas e cumprir ordens. Não havia a necessidade nem a visão de tratar o trabalhador como parte fundamental da empresa, cultivando a experiência, o conhecimento e o desenvolvimento.
Na era da informação, o papel do trabalhador muda. Ele passa a colaborar, com ideias, sugestões e é ouvido pela empresa. O trabalhador é o elo essencial para a melhoria do desempenho da empresa. O conceito muda de produtividade para alcance de resultados, o que faz com que haja investimentos no desenvolvimento de pessoas, transformando-as em talentos e diferenciais competitivos.
As empresas passam a entender que o antigo Recursos Humanos agora tem seu papel diversificado, voltado também a gestão de talentos, capital humano, gestão de pessoas. São muitas as denominações mas o foco passa a ser a integração entre a estratégia da empresa e o cuidado com o colaborador, procurando o seu bem estar e satisfação, o que aumentará sua produtividade.
.
1. Referencial teórico
1.1 Mudança: Era Industrial x Era da Informação
A mudança de uma era importante para outra não acontece do dia para a noite. A transição se dá a partir da sucessão de uma série de fatos que vão modificando a sociedade. Houve o