Resenha Maquiavel Nicolau
CURSO DE DIREITO
WESLEY FERNANDO RODRIGUES
TRABALHO DE CIÊNCIA POLÍTICA
LAGES
2015
Muitos consideram como guia de tirania o livro “O Príncipe”, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513 (sendo publicada sua primeira edição em 1532), porém está mais para um passo a passo de como um príncipe deve levar suas ações, buscando manter pelo maior tempo possível suas conquistas. Maquiavel utiliza como base, exemplos da história para fundamentar suas estratégias severamente racionalistas. “[...] Para conhecer bem a natureza dos povos é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.” (p. 15-16) Assim é o início de sua obra com a carta escrita para Lorenzo de Médici, oferecendo-lhe suas reflexões originadas de suas observações do comportamento de grandes personagens históricos.
Dá sequência a sua obra, falando sobre tipos de governo: república e principados; e tipos de principados. Aconselhando ao príncipe ficar sempre atento em relação ao que acontece em seu território.
Nicolau Maquiavel acredita que um príncipe deve tomar como exemplo, seua antepassados que realizaram grandes feitos, para conseguir algum êxito em seu governo. Fala ainda sobre o quão difícil é conservar-se no poder, o que se dará maior ou menor de acordo com o caráter daquele que o conquistou.
Diz que, o próprio príncipe deve assumir seu exército, pois aquele que ignora o território sobre o qual se desenvolve a guerra e desconhece os soldados que comanda, estará conduzindo suas forças para a derrota.
Orienta o príncipe como se comportar perante seus súditos sabendo que todo homem gosta de ser e sentir – se bem visto por todos, mas também conhecendo a maldade que há neles, pois em alguns casos é melhor ser temido que amado.
Para Maquiavel ao assumir o governo, o príncipe deve fazer todas as alterações ou complementações de cunho prejudicial aos membros da sociedade ao mesmo tempo, assim diminuindo o tempo de efeito para que