Resenha Sobre Nicolau Maquiavel
Nicolau Maquiavel nascido em Florença, Continente Europeu, atual Itália, no dia 3 de maio de 1469 e acabou morrendo na mesma no dia 21 de junho de 1527.
Maquiavel viveu durante a Renascença, período em que o Continente Europeu viveu grandes mudanças, conquistas culturais, muito conflitos em relação ao poder, o que com certeza deve ter inspirado alguma de suas ideias. O Príncipe
O Príncipe foi a principal obra escrita por Maquiavel, que fez essa obra depois de largar o serviço público de Floresça, depois de anos de experiências no Governo, já que ele foi um hábil diplomata de Florença principalmente com relações políticas relacionas aos Governos Francês e Espanhol.
O exemplo Francês de um estado moderno, centralizado, exerceu uma influência forte em Maquiavel, ele viu a necessidade de transformar o território Florence, antes um território descentralizado em um Estado Nacional, com um Monarca, com um governante, com um Príncipe.
No entanto, Maquiavel vai se espelhar no modelo de pessoa como líder, de alguém capaz de unificar o território, já que as divergências eram gritantes em relação as cidades estados.
Ele foi um livro dedicado a Lourenço de Médici, já que eles voltaram a governar a cidade de Florença após anos de ausência, isso até resultou na sua expulsão da vida pública, foi acusado de defender os antigos governantes da cidade.
O seu objetivo em mostrar como funcionava um principado ou um estado na vida pratica, o que ele deve fazer para se manter no poder o máximo possível, ele faz uma coisa que antes nunca foi feita, uma analise política pegando a realidade prática que ele teve, o Empirismo como metodologia, os exemplos históricos da Era Romana e com tudo isso ele vai produzir O Príncipe.
Funciona basicamente como um livro de receitas para se manter bem no poder, uma delas é que para ter um estado nacional forte você não deve