O Principe
ALEXANDRE BATISTA CERQUEIRA
RESENHA
O PRÍNCIPE – NICOLAU MAQUIAVEL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II
PROFESSOR: HAMURAB
2º PERÍODO DO CURSO DE DIREITO
Resenha: “O Príncipe” – Nicolau Maquiavel
Biografia
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença em 1469, casou-se aos 32 anos, teve seis filhos, e em 1498 se tornou funcionário público da República Florentina, exercendo o cargo de secretário. Fora também chanceler e magistrado.
Em seu trabalho atuava em missões e, em 1502, passou cinco meses como embaixador junto a César Bórgia, o que o inspirou a escrever vastamente se tornando um pensador político. O Papa Júlio II também o inspirou muito enquanto filósofo.
Com o fim da República, em 1512, Maquiavel perde seu cargo público e se exila. Antes disso, porém foi preso e exilado, acusado de participar de uma conjura contra os Médicis.
Ele viveu na Itália Renascentista, que era dividida em principados absolutistas. Maquiavel inspirou-se na forma de governo destes principados para escrever sua obra mais conhecida, o livro O Príncipe, verdadeiro manual sobre a arte de governar, entre os anos de 1513 e 1516.
Nicolau tinha grande preferência pela forma republicana de governar, e sua prática política aproximou a Itália da unificação. Em busca do seu sonho de voltar à chancelaria, tentou reconquistar os Médicis, e em homenagem a Lorenzo de Médicis escreveu O Príncipe.
Quando as tropas de Carlos V invadiram a Florença e tiraram o poder dos Médicis, Maquiavel viu como sua última oportunidade de voltar à chancelaria, no entanto, foi ignorado pelos conquistadores.
Maquiavel morreu em 1527, aos 58 anos de idade, doente, frustrado, e sem recursos financeiros.
Credenciais do autor
Nicolau Maquiavel foi historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em