RESENHA O PRINCIPE ANDREIA LUIZA
572 palavras
3 páginas
FACULDADE MULTIVIXMETODOLOGIA DA PESQUISA
Andréia Luiza Teixeira da Penha
RESENHA CRÍTICA: LIVRO O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL
SERRA 2015
Andréia Luiza Teixeira da Penha
RESENHA CRÍTICA: LIVRO O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa do Curso de Administração da Faculdade Multivix, como requisito para obtenção da avaliação bimestral. Professora: Rachel Freixo
SERRA
2015
Resumo
O Príncipe de Maquiavel e um manual de orientações, para o governo de um novo príncipe, ensinado como conservar o poder e o controle em seu Estado.
O livro nos mostra também que e preciso não só agir com sutilezas e crueldades, mas também possuir suas próprias milícias.
O livro trata de temas importantes que tem o propósito de instruir um novo príncipe chegar ao poder e mante-lo.
Em alguns trechos do livro, existem requisitos que um governante precisar preencher para se tornar príncipe soberano, requisitos estes que se resuma na sua mais famosa frase. “os fins não justificam os meios”. Ou seja, o livro nos apresentam diversas situações desumanas, que expressam que o mais importante é o poder, e não a moralidade dos meios para alcançá-lo.
1- O que o autor quis passar através de sua obra ?
Estudando alguns trechos desta obra pude observar que o príncipe de Maquiavel se reporta ao poder militar dos principados alertando sobre o perigo das milícias mercenárias e auxiliares, ou seja o príncipe deve ter seu próprio exercito, que combatera por honra, já as armas mercenárias e auxiliares