UPAS 24h
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são os estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária situados entre a Atenção Básica à Saúde e a Rede Hospitalar, onde em conjunto com esta, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
Atendimentos de urgência e emergência em:
Clínica médica
Pediatria
Odontologia
O que é preciso para ser atendido:
Os pacientes deverão comparecer às UPAs, preferencialmente, portando documento de identidade.
Os casos graves serão atendidos independentemente da documentação.
Os pacientes menores de idade deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento de identidade.
As crianças que ainda não possuem documento de identidade poderão levar cópia da certidão de nascimento, ou, preferencialmente, a carteira de vacinação.
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
Em 2014 a construção ou ampliação de 500 UPAs, em três portes diferentes:
UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100