unodc
1. Titulo
Políticas Públicas Educacionais x ideais políticos: Um olhar do Assistente Social
2. Objetivo Geral
Analisar a influência da política na elaboração das políticas públicas educacionais na visão do assistente social.
3. Objetivos Específicos
Caracterizar a política de educação como instrumento capaz de emancipar o individuo e torna-lo capaz de exercer sua cidadania de forma plena.
Perceber os ideais dos partidos na elaboração das políticas educacionais.
Avaliar a contribuição dos Assistentes Sociais nas propostas das políticas educacionais.
4. Justificativa
Em detrimento do processo global e das políticas educacionais na visão neoliberal, percebe-se que a educação tem sofrido um grande desgaste em sua estrutura. Com a valorização do mercado sobre o homem, ótica neoliberal tende-se a diminuição dos investimentos na educação e maiores investimentos na economia. Promovendo dessa forma políticas públicas educacionais mecanicistas e tecnológicas que não desenvolve senso crítico e nem estimula a busca por conhecimento, em que este, possibilita a promoção do indivíduo enquanto sujeito de direitos.
O artigo em questão tem por objetivo a discussão das Políticas Públicas Educacionais x ideais políticos: Um olhar do assistente social na atual conjuntura do processo da educação brasileira. Objetiva também destacar a influência da globalização e do capitalismo, bem como de suas consequências na formulação das políticas educacionais.
Portanto é agregadora a elaboração desse artigo, que visa proporcionar a reflexão e criticidade do verdadeiro caráter das políticas públicas educacionais, elaboradas pela influência dos interesses políticos. Chamando à atenção do Assistente Social na elaboração, efetivação e execução de tais políticas, bem como de sua importância no processo educacional.
Citações:
Segundo o CFESS (2001), existem vários problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área da educação um deles é o de;
Proporcionar