Unodc
Os objetivos da “Iniciativa” enfatizam a otimização das atividades de inteligência, o fortalecimento da coordenação das forças de segurança e de informações entre os dois países signatários e o fornecimento de novas tecnologias, com a finalidade de garantir a ordem pública, impedir o tráfico de drogas e atuar contra o crime organizado e outras ameaças4.
A “Iniciativa” não prevê instalação de bases ou presença de tropas estadunidenses. Entretanto, há a suspeita de que Washington possa recorrer, como faz com frequência nos conflitos nos quais interfere, a empresas de segurança privada, bastante atuantes no domínio da inteligência e na implementação de tecnologia de ponta.
De qualquer forma, com ou sem soldados estadunidenses, a “Iniciativa” tem um forte componente militar, além de policial: 30% do orçamento são destinados às Forças Armadas, que ao longo dos anos receberão equipamentos, tais como aviões de patrulha marítima, helicópteros, suprimentos e capacitação6. Elas são consideradas a espinha dorsal do programa, mesmo com a ameaça de se tornarem um problema para o governo mexicano.
Iniciativa Mérida, o programa assistencial americano de combate ao narcotráfico, que destina US$ 500 milhões anuais ao México e US$ 50 milhões para a América Central? Com o objetivo de melhorar a formação e o armamento dos policiais, a Iniciativa Mérida não é bem-vista pelo seu público-alvo
ALBA:
A aliança bolivariana para os povos de nossa América, incluiu o Tratado de Comércio entre os Povos (TCP) e abrangeu Nicarágua, Equador, Bolívia, Dominica, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda − éa expressão de um projeto diferente, que se opõe ao fracassado modelo neoliberal em crise e representa a verdadeira integração soberana da América Latina e Caribe.
. Os princípios dessa aliança são diametralmente opostos à lógica dos tratados de livre-comércio, já que favorecem cooperação e solidariedade em vez de competição e exploração; comércio justo em