universitário
SISTEMAS ELÉTRICOS DE PARTIDA E DE IGNIÇÃO DOS MOTORES
SISTEMAS ELÉTRICOS DE PARTIDA
SISTEMAS DE PARTIDA DE MOTORES
CONVENCIONAIS
A maioria dos motores de aeronaves é acionada por um dispositivo chamado motor de partida (starter), ou arranque.
O arranque é um mecanismo capaz de desenvolver uma grande quantidade de energia mecânica que pode ser aplicada a um motor, causando sua rotação.
Nos estágios anteriores de desenvolvimento de aeronaves, os motores de baixa potência eram acionados pela rotação da hélice através de rotação manual.
Algumas dificuldades foram freqüentemente experimentadas na partida, quando as temperaturas do óleo estavam próximas ao ponto de congelamento.
Em adição, os sistemas de magnetos forneciam uma centelha fraca na partida, e em velocidades de acionamento muito baixas. Isto foi muitas vezes compensado providenciando-se uma centelha quente, usando dispositivos de ignição como bobina de reforço, vibrador de indução ou acoplamento de impulso.
Algumas aeronaves de baixa potência, que usam acionamento manual da hélice para a partida, ainda estão sendo operadas. Para instruções gerais sobre a partida desse tipo de aeronave, consulta-se o Capítulo 11 do volume
Matérias Básicas.
Desde o início do desenvolvimento de motores convencionais ou alternativos de aeronaves (do sistema de partida mais antigo até o presente), inúmeros sistemas foram desenvolvidos. Os mais comuns são:
1) Cartucho. (Não usado comumente).
2) Manual de comumente). Inércia.
(Não
usado
3) Elétrico de comumente). Inércia.
(Não
usado
(Não
usado
4) Inércia Combinado. comumente). 5) Elétrico de Engrazamento Direto.
A maioria dos arranques de motores convencionais é do tipo elétrico de engrazamento direto. Alguns dos poucos modelos mais antigos de aeronaves estão ainda equipados com um dos tipos de acionados de inércia, sendo em ocasiões muito raras, podem ser encontrados arranques de