Universitário
Gabriela Scarlatt Chagas Souza
Jocélia da Costa
Cunicultura: A comercialização do coelho e principais desafios dos cunicultores
Sertão
27 de maio de 2013
Introdução
A cunicultura tem por fim a criação e exploração racional do coelho, que nos permite tirar maior lucro com menor dispêndio de capital. Tratando dentro da produção animal as principais raças e suas determinadas diferenças, os desafios que os cunicultores enfrentam para a criação dos coelhos, como se inicia um criadouro e suas vantagens econômicas hoje para o mercado interno e externo de carne e pelos em âmbito nacional.
O objetivo deste trabalho é conhecer as diferentes raças de coelhos, os principais desafios da criação de cada espécie, afim de buscar uma solução ou melhoria para os problemas da criação dos coelhos e os problemas de desenvolvimento de cada raça. O objetivo complementar é mostrar que a cunicultura é uma atividade econômica pouco desenvolvida mediante aos outros países, porém traz um retorno financeiro imediato ao criador que deseja ter um curto ciclo financeiro, porém de grande importância para produtos que são derivados desses animais.
A metodologia usada neste trabalho são: pesquisa bibliográfica e vários materiais disponíveis na internet.
O conceito e origem da cunicultura
Cunicultura é a parte da zootecnia especial dedicada á criação de coelhos. Seja ela nos moldes domésticos, industriais e comerciais. Foi na península ibérica que surgiu a cunicultura porém são poucas as informações da existência do coelho na pré-história. Na Ásia apareceram os primeiros vestígios e acredita-se que a partir daí houve a migração para a Europa, onde encontrou-se fósseis na bacia do Mediterrâneo através de escavações geológicas.