estudo
A Terra se divide em cinco partes. A atmosfera é a cobertura gasosa que rodeia o corpo sólido do planeta. A litosfera, composta principalmente pela fria, rígida e rochosa crosta terrestre, estende-se até uma profundidade de 100 km. A hidrosfera é a camada de água que, em forma de oceanos, cobre 70,8% da superfície da Terra. O manto e o núcleo formam o interior da Terra e constituem a maior parte de sua massa. Acredita-se que o núcleo se compõe em grande parte de ferro, com uma pequena porcentagem de níquel e outros elementos. As temperaturas do núcleo podem chegar a 6.650ºC.
Terra.
MAGNETISMO TERRESTRE
O fenômeno do magnetismo terrestre é o resultado do fato de que toda a Terra se comporta como um enorme ímã. Os pólos magnéticos da Terra não coincidem com os pólos geográficos de seu eixo. Além disso, as posições dos pólos magnéticos não são constantes e mostram mudanças observáveis de ano para ano.
A medida da intensidade do campo magnético é feita com instrumentos chamados magnetômetros, que determinam a intensidade do campo e as intensidades em direção horizontal e vertical. A intensidade do campo magnético da Terra varia nos diferentes pontos da superfície do planeta.
______________________________________________________________________________________________
Formação do Planeta
A Formação do Planeta Terra A história do Homem foi fruto das diversas ações do meio ambiente, que propiciaram a formação das primeiras protocélulas, simples cadeias de moléculas de conformação muito simples, mas que já permitiam a passagem de correntes elétricas e a auto-reprodução. A formação da vida sobre a Terra é, então, em grande parte o resultado de fatores ambientais. Isto é, cada elo da cadeia alimentar depende da fauna e da flora da qual se nutre. Uma e outra varia conforme o clima e o solo da região. Para chegar às primeiras formas antropóides, o meio ambiente passou pelas seguintes etapas, cuja classificação e