universitário
CURSO DE LETRAS
MARIA MONTESSORI E A INFLUÊNCIADE SEU MÉTODO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
DISCIPLINA: ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: ANDREA BORGES LEÃO
EQUIPE:
BRUNA VASCONCELOS
LUIS ELIAQUIM SOUSA
DANIELLE HOLANDA
MARÍLIA RODRIGUES
HELLEN BASTOS
ILZA OLIVEIRA
JULHO DE 2013
Maria Montessori foi uma educadora italiana, nasceu em 1870 e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças anormais (termo utilizado na época – atualmente usa-se a expressão "necessidades especiais"), na clínica da universidade citada acima.
Nessa época, Séguin (médico que trabalhou com crianças chamadas anormais na França e nos Estados Unidos) era muito conhecido pelas suas idéias relacionadas ao tratamento e à educação dos anormais. Montessori tomou as ideias de Séguin como ponto de partida para o seu próprio trabalho. Fez viagens de estudo à França e a Inglaterra.
Montessori mudou os rumos da educação tradicional, que dava maior privilégio à formação intelectual. Emprestou um sentido vivo e ativo à educação. Destacou-se pela criação de Casas de Crianças, instituições de educação e vida e não apenas lugares de instrução.
Voltando para a Itália, passou a se dedicar à formação de professores para a educação de anormais. Ela observava muito e por isso descobria defeitos das escolas comuns e começou a experimentar em crianças de evolução regular os procedimentos utilizados na educação dos anormais.
O movimento da educação nova, na Itália, começou com a Dra. Maria Montessori e suas Casas das Crianças. Elas não visavam à instrução somente, mas eram locais de educação e de vida; realizavam, enfim, a educação completa da criança. A primeira "Casa dei Bambini", como era chamada na Itália, foi fundada em Roma, em 1907.
Centrada numa postura psicológica sensorial, a base de seu trabalho se dava através de