UNIVERSIDADE NILTON LINS
Trabalho de Pesquisa Politicas de Drenagem no Brasil
MANAUS. AM
20 de Novembro de 2014
JOSINETE CARVALHO
SAMILA SOUSA
Trabalho de Pesquisa
Trabalho de Pesquisa Politica de Drenagem no Brasil apresentado a Universidade Nilton Lins - AM pelo Professor Daniel como contribuição aos procedimentos de organização e desenvolvimento de trabalhos para obtenção de nota para o 2º semestre de 2014.
Manaus AM
22 Setembro de 2014
INTROÇÃO
O mundo moderno vive o que conhecemos como ecologia urbana. O aumento da população urbana e o crescimento das cidades exigem sustentabilidade econômica, social e humana, com desafios estruturais, dentre os quais a necessidade de resolução dos problemas relacionados com a gestão e o controle das águas pluviais.
Os sistemas de drenagem urbana no Brasil ainda seguem um padrão baseado apenas em eficiência hidráulica de condutos, apesar de já haver um reconhecimento de que este tipo de abordagem não resolve os problemas no longo prazo; é apenas uma ação pontual e que age sobre os efeitos. Desta forma, os sistemas de drenagem continuam sendo concebidos, dimensionados e projetados para falhar. Apesar de haver grande avanço acadêmico no desenvolvimento de técnicas e abordagens mais integradoras, com foco na bacia hidrográfica e nos impactos da urbanização sobre os processos naturais, ainda não houve apropriação desse conhecimento na prática dos técnicos municipais e tomadores de decisão.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar um pouco sobre a politica e o processo da drenagem como estar no Brasil como evoluiu passo abjnmnfkkfnkndjh
Desenvolvimento
Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais (78 córregos) ou artificiais de concreto simples ou armado ou de gabião. Os