UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO ENGENHARIA
ALESSANDRA LIMA 15098966
CLÉLIO MACIEL A. DA SILVA 14004833
KAREN PESSOA 14011085
MATEUS GONÇALVES OLIVEIRA 14004831
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS – MACRO NUTRIENTES
MANAUS-AM
2015
ALESSANDRA LIMA 15098966
CLÉLIO MACIEL A. DA SILVA 14004833
KAREN PESSOA 14011085
MATEUS GONÇALVES OLIVEIRA 14004831
ORIENTADORA: Prof.ª.: RAQUEL OLIVEIRA
Manaus-AM
2015
INTRODUÇÃO
Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos naturais que, por diversos meios, reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos e depois, fazem o processo inverso.
Assim, a água, o carbono, o nitrogênio, o oxigênio, o enxofre, o fósforo, entre outros elementos, percorrem esses ciclos transformando o planeta Terra em um sistema dinâmico. Todos os elementos químicos tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao ambiente. Como os recursos na Terra são finitos e a vida depende do equilíbrio natural desse ciclo, esse processo de reciclagem da matéria é de suma importância. A interferência do homem nos ciclos biogeoquímicos acelera o movimento de muitos materiais e assim os ciclos tendem a se tornar imperfeitos.
O estudo desses ciclos se torna cada vez mais importante, como por exemplo, para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem direta ou indiretamente desse meio para garantir a sua sobrevivência.
Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como sendo o movimento ou um ciclo de um elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Tais elementos são essenciais à vida e são incorporados aos organismos na forma de compostos orgânicos ou através de