universidade nilton lins
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIA, AUDITORIA E GESTÃO AMBIENTAL
(PAGA 14)
RESENHA DE FILME: INVICTUS
ALUNA: DÉBORA DUQUE MARINHO
Manaus/Am
2015
Invictus é um filme de 2009, drama biográfico e esportes, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon. A história é baseada no livro de John Carl "Conquistando o Inimigo" Nelson Mandela e o jogo que fez uma Nação sobre os eventos na África do Sul antes e durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, organizada no país após o desmantelamento do apartheid. Freeman e Damon são, respectivamente, o presidente sul-africano Nelson Mandela e François Pienaar, o capitão da equipe de rugby union sul africano, os Springboks. Invictus foi lançado nos Estados Unidos em 11 de dezembro de 2009. O título Invictus pode ser traduzido do latim como "invicto", e é o título de um poema de poeta inglês William Ernest Henley. O filme foi recebido com críticas positivas e opiniões, com louvor para apresentações tanto para Freeman e Damon: pela interpretação como Nelson Mandela, Morgan Freeman foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator e Matt Damon foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
O Filme conta uma história de superação através do esporte que ajudou a unir uma nação. Mandela, mesmo depois de sair da prisão, não tem esse instinto de vingança. Diferente de muitas pessoas que trabalham para ele.
A história começa logo depois da eleição de Mandela. O país se encontra totalmente dividido entre negros e brancos. Depois 27 anos na prisão por lutar contra o regime do apartheid que excluía os negros de praticamente todas as atividades políticas e econômicas do país. Nelson Mandela foi eleito presidente, de um país desunido, dividido pela cor da pele e por sentimentos de ódio de ambos os lados. Mandela conseguiu pacificar os ânimos entre brancos e negros. Em seu primeiro dia de mandato, todos os funcionários brancos de seu