Salvador Dali
A importância da experiência estética na formação de educadores e educandos
VIDA E OBRA DE SALVADOR DALi
A importância da experiência estética na formação de educadores e educandos
INTRODUÇÃO
O texto a seguir fala da vida e obra de um dos mais importantes artistas plásticos surrealista do mundo, Salvador Dalí. Ele foi um artista completo, excêntrico também muito polêmico, pois tinha como marca pessoal um bigode bem esquisito, era extravagante e adorava o luxo.
As pinturas de Dali são povoadas por alegorias metafísicas e sexuais, em um mundo onírico. Os representantes mais importantes do surrealismo foram os artistas plásticos René, Magritte, Max, Ernst e Miró. Foram eles que convenceram Dalí a se unir ao movimento surrealista.
Enfatizado também a importância da experiência estética na vida de professores, alunos, enfim do ser humano em geral. Afinal qualquer pessoa pode ter uma experiência estética, porque a arte está presente em nossas vidas, em nosso dia a dia e se manifesta de várias maneiras.
A arte é conhecimento, é cor, sabor, emoção e é capaz de despertar inúmeros sentimentos sejam eles bons ou ruins, ela proporciona viajar na imaginação despertar sonhos e desejos mais profundos, nos transporta para outra dimensão enfim arte é vida!
DESENVOLVIMENTO
Biografia do artista escolhido
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali Domènech nasceu às 8h45 da manhã de 11 de maio de 1904, Catalunha, Espanha. O seu pai, Salvador Dali Cusí, era um advogado de classe-média, figura popular da cidade e senhor de um caráter irascível e dominador; a sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho. No ano de 1949, sua irmã Ana Maria, publicou um livro sobre o seu irmão, "Dalí visto pela sua irmã".
Dali frequentou a Escola de Desenho Federal, onde iniciou a sua educação artística formal.