salvador dali
Neste trabalho de pesquisa bibliográfica, serão apresentados fatores relacionados á vida e obra do pintor surrealista Salvador Dali, nascimento, morte, relacionamentos e seu ingressar nas artes plásticas. Também serão relatadas suas principais obras e o modo como Salvador se expressava em seus quadros. Desenvolvimento
Salvador dali: vida
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, ou apenas Salvador Dalí como era conhecido, foi um dos mais renomados artistas do século xx. Nascido em 11 de maio de 1904, na cidade de Figueres, situada na Espanha, Dalí desde a infância já se interessava pelas artes plásticas, tendo frequentado a escola de desenho federal no ano de 1916, onde iniciou a sua educação artistica formal.
Em fevereiro de 1921, sua mãe acaba falecendo vítima do cancro de mama, o que foi um grande trauma para o pintor, logo após a morte de Felipa Domenech Ferrés, Salvador, com 16 anos afirma: '' foi o maior golpe que eu havia experimentado em minha vida. Eu adorava-a… eu não podia resignar-me a perda de um ser com quem eu contei para tornar invisíveis as inevitáveis manchas da minha alma.''
Após a morte de sua mãe, seu pai acaba por se casar com a própria irmã da falecida esposa, apesar de tudo Dalí não ressentiu pelo casamento, pois tinha um grande amor e respeito por sua tia.
No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.
Em 1927, começa a interessar-se pela arte surrealista, porém somente em 1929 ingressa oficialmente ao grupo dos surrealistas com a ajuda de Gala Éluard, que abandonaria o marido, o poeta Paul Éluard, para viver com Salvador Dalí, de quem seria a musa absoluta até o fim da sua vida. Dalí e Gala casam-se no ano de 1934.
Dalí Comparece à Exposição Surrealista Internacional de Londres, em 1936, vestindo um escafandro. Sua criatividade e