Historia Trab
O início da burguesia teve grande influencia na divisão de classes, ou seja, os que possuíam os grandes ou pequenos meios de produção se denominavam burgueses. Já a outra classe, essa ocupada pelos que tinham pouco e dependiam da burguesia, seria chamada de proletariado.
Os burgueses enriqueceram alugando ou vendendo terras para aqueles que chegavam na cidade.
O controle politico nas cidades começou a situar-se nas mãos dos burgueses mais ricos, que passaram a ser conhecidos como os patriciados.
Os vereadores eram recrutados entre algumas poucas famílias destacadas de mercadores, têxteis e latifundiários, e elegiam seus próprios sucessores com as guildas artesanais. Os cidadãos comuns não tinham qualquer participação no governo da cidade.
Apoiavam os reis partindo de seus próprios domínios, assim contribuíam para construir um estado unitário.
Tinham o controle e direito de regulamentar quem podia comerciar e quando devia fazer, e poder para inclinar a balança de todas as transações de mercado em favor dos residentes urbanos.
Em um mercado mais amplo e crescente, estavam oportunidades ricas de ganho, que ultrapassavam de muito a subsistência modesta que um artesão trabalhando com as mãos e vendendo seus artigos no mercado local poderia desejar.
Adquiriram poderes de monopólio, que protegiam suas fileiras contra a concorrência e serviam para transformar as relações de troca em sua própria vantagem por meio de seus negócios com o produtor e o consumidor.
A regulamentação referente à qualidade tratava de impedir que a concorrência tomasse a forma de variações sub-reptícias, para impedir a pratica de trabalhos feitos em segredo para fregueses especiais. O trabalho noturno e a venda de artigos efetuada