Universidade Luterana
TRABALHO DE EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I
CLÁSSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS
Guaíba, 23 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Conforme entrevista realizada em uma empresa do ramo imobiliário, iremos demonstrar alguns tópicos mais importantes dos recursos utilizados dentro desta organização. Salientando que a empresa optou por não divulgar diversas informações, as quais o administrador considera confidencial.
A empresa considera que dentre todos os recursos (financeiros, recursos humanos, recursos físicos, recursos mercadológicos e recursos administrativos) o mais deficitário entre eles hoje são os recursos humanos, pois se acredita que nos últimos anos os funcionários foram se desmotivando com algumas mudanças na empresa. Uma delas foi a redução dos custos, a empresa promovia festas de final de ano, eventos, gincanas, campeonato de futebol dentre outros lazeres e descontrações. Outro corte nos gastos foi a mudança do plano de saúde de um plano que cobria totalmente os gastos para um plano com coparticipação de consultas e exames descontados em folha. A empresa alega que 10% dos funcionários usavam o plano antigo abusivamente e agiam de má fé, por isso a troca do plano de saúde.
Outro caso que desmotivou os funcionários foi a alteração do alcance do PPR (Programa de Participação dos resultados), antes a meta era dividida pelos setores, cada setor tinha sua meta e se caso atingisse o objetivo, recebia o percentual atingido e atualmente as metas são de toda a empresa, além de atingir o objetivo do setor, os demais setores tem que atingir sua meta. Isso fez com que os funcionários produzissem mais, porém o alcance dos resultados ficou muito mais difícil de ser atingido.
O recurso mais acionado e considerado mais importante na empresa é o recurso mercadológico, ou seja, as áreas comerciais que são divididas em aluguéis,