UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
JACQUELINE PEREIRA DA SILVA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
“A desnutrição Infantil presente na realidade brasileira e a atuação do Serviço Social nesta área de saúde.”
Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular III
Professor(a) Regente da Disciplina:Ewandelina de Morais
Professor(a) Tutor(a) Virtual: Akemi Oliveira Rebeschini de Andrade
Professor(a) Tutor(a) Presencial:Geane Neres Tavares
Jequitinhonha
2013
FOCO DE INTERVENÇÃO
A desnutrição infantil tem sido amplamente discutida em eventos nacionais e internacionais, pois se trata de um problema de saúde que apresenta sério·comprometimento no crescimento e desenvolvimento da criança, associado a uma maior freqüência de internações hospitalares e aumento da mortalidade infantil.
Para Monteiro (2003) a higiene precária na preparação dos alimentos, o déficit específicos da dieta em vitaminas e minerais, o alto índice de incidência de infecções como a diarréia e parasitoses intestinais, e ainda o desmame precoce são causas mais comuns de desnutrição na infância. O autor ressalta que a pobreza e desnutrição se aproximam, uma vez que as necessidades humanas para um bom estado nutricional incluem não apenas a disponibilidade de alimentos, mas também boas condições de moradias, acesso aos serviços de saúde e à educação entre outros. Assim, “a existência da pobreza torna mais freqüente, mais não compulsória.”
Na área da abrangência onde foi concluído o estágio, o centro Viva Vida de Jequitinhonha/MG, observa-se por meio dos atendimentos clínicos à população, um alto índice de crianças menores de 10 anos desnutridas e com isso o aparecimento de doenças associadas como anemia, verminose, carência de vitaminas, carie dental e infecções.
Nesse território as famílias possuem baixo nível socioeconômico, falta de saneamento básico, casas em péssimas condições de moradia, água sem tratamentos, alimentação deficiente,