End Crino UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
6632 palavras
27 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASILÁREA DE SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
Sistema Endócrino
Fernanda Antunes Dall Ago e Kaciane Schmitz
Profª Drª Maria Isabel Morgan Martins
Canoas, 25 de Novembro de 2014.
1. Hormônio do Crescimento ou GH
2. ADH ou Antidiurético
3. Prolactina e ocitocina
4. TRH, TSH T3 e T4
5. Calcitonina, paratormônio e vitamina D.
6. Insulina e Glucagon
7. Cortisol e Aldosterona
8. Estrogênio e Testosterona
9. Bibliografia
1. HORMONIO DO CRESCIMENTO OU GH
CLASSIFICAÇÃO: Este hormônio é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados.
LOCAL DE PRODUÇÃO: O hormônio do crescimento é produzido pela hipófise, glândula pequena como um grão de feijão, localizada na parte inferior do cérebro.
PRINCIPAIS DE AÇÃO: Aumento na síntese proteica celular - Isso ocorre porque o hormônio do crescimento aumenta o transporte de aminoácidos através da membrana celular, aumenta a formação de RNA e aumenta os ribossomos no interior das células. Tudo isso proporciona, nas células, melhores condições para que as mesmas sintetizem mais proteínas.
Menor utilização de glicose pelas células para produção de energia - promove, assim, um efeito poupador de glicose no organismo.
Aumento da utilização de gordura pelas células para produção de energia - ocorre, também, uma maior mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células. Uma consequência disso é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos. MECANISMOS DE AÇÃO: O hormônio do crescimento humano é uma proteína de 191 aminoácidos com uma massa molecular de cerca de 22.000 daltons. Sua estrutura inclui quatro hélices, necessárias para a interação funcional com o receptor do GH. O GH é homólogo estrutural e evolucionário da prolactina e dasomatomamotropina coriônica. Apesar da marcante similariedade estrutural entre os hormônios do crescimento de