UNIVERSIDADE FUMEC ciencia politica
DIREITO
GABRIELA VALADARES
ANÁLISE SOBRE A CORÉIA DO NORTE E CORÉIA DO SUL
BELO HORIZONTE
1ºSEMESTRE∕201
GABRIELA RODRIGUES VALADARES
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Orientador: Ricardo Sacco
BELO HORIZONTE
1ºSEMESTRE∕2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- SURGIMENTO
3- CONCEPÇÃO DE ESTADO
4- GOVERNO
5- ECONOMIA
6- PARTICIPAÇÃO DO POVO NO GOVERNO
7- EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA
8- IDEOLOGIA POLÍTICA
9- GUERRA ENTRE AMBOS
10- FIM DA GUERRA FRIA
11- TENSÕES ENTRE AS DUAS CORÉIAS, JAPÃO E OCIDENTE
12- PERSPECTIVAS FUTURAS
13- CONCLUSÃO
14- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho busca realizar uma análise comparativa e acrescentar um conhecimento sobre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Dois países, que já fizeram parte de um mesmo território que constituiu uma só nação, um só povo, e hoje, se tornaram duas nações, dois Estados, com economia, sistema político e governo totalmente diferentes.
2 - SURGIMENTO
A Península da Coreia (Coreia do Norte e Coreia do Sul), faz fronteira ano norte com a China e com a Rússia, e com o Oceano Pacífico e o Japão, a leste e sul.
Segundo historiadores, os primeiros habitantes chegaram no território coreano a 500 mil anos. No entanto, foi no ano de 2333 a. C., que Dan-Gun, criou o primeiro reino da Coreia, a partir da junção de diferentes tribos que habitavam a região.
A Coreia foi dominada por muitas dinastias, entretanto, a mais importante foi a dinastia Joseon, que comandou o país entre 1392 e 1910. Muitos dos ícones da cultura sul-coreana foram construídos neste período.
Após ser dominada pela China até o início do século XX, em 1910, Japão anexou a região da Coreia ao seu território, após vencer uma guerra contra a Rússia (1904-1905). Durante o período de dominação japonesa, os coreanos sofreram muito, tiveram que aprender o japonês e ainda sofreram com a