Gerenciamento de Resíduos Sólidos: estudo de caso em campus Universitário
MESQUITA, E. G.; SARTORI, H. J. F.; FIUZA, M. S. S. Gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em campus universitário. Covimbra administração. Disponivel em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2713.pdf>. Assesso em: 18 jul. 2012.
INTRODUÇÂO
O artigo analisado demonstra e comprova através de um estudo de caso, o quão é importante à implantação de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PGIRS dentro do campus das Universidades, considerando que o referido programa contribui para a redução de geração de resíduos sólidos, além de orientar o correto acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos mesmos. Tornando assim a Universidade adequada perante a legislação ambiental e também mantê-la como um exemplo diante a comunidade interna e externa. Lembrando ainda que o referido estudo foi realizado no campus da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Universidade de Belo Horizonte. A qual apresentou um resultado negativo perante as pesquisas realizadas, revelando que dentro do recinto não há o correto manuseio e nem os devidos cuidados com os resíduos lá gerados, pondo em evidencia que a implantação deste programa traria grandes benefícios a Universidade quanto ao meio ambiente.
ANÁLISE CRÍTICA
Os resíduos sólidos ou lixo como são popularmente conhecidos, são todos aqueles materiais descartados por não oferecem mais nem um valor ou serventia, sendo eles provenientes dos resultados de atividades industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição, estando classificados como resíduos classe I – perigosos, classe II – não perigosos, classe II A – não inertes e classe II B – inertes (ABNT, 2004). Advertindo que o descarte dos mesmos deveria ocorrer mediante separação seletiva, porém o ato muitas vezes não é efetivado. Foi buscando solucionar este problema que o Presidente da