Gestão da Sustentabilidade
CENTRO SÓCIO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
EGC5029 – GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE
A GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: MODELO PARA IMPLANTAÇÃO EM CAMPUS UNIVERSITÁRIO
FLORIANÓPOLIS, 2013
A GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: MODELO PARA IMPLANTAÇÃO EM CAMPUS UNIVERSITÁRIO
1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Segundo Tauchen e Brandli (2006), a preocupação com o desenvolvimento sustentável e ações de gestão ambiental vem crescendo nas Instituições de Ensino Superior (IES), e este fato tem se revelado a partir da abordagem educacional, na preparação de estudantes e no fornecimento de informações e conhecimento sobre gestão ambiental e nos exemplos práticos incorporados na operação de seus campi.
Deste modo, os autores acima desenvolveram este artigo com o objetivo de apresentar um levantamento de benchmarkings nacionais e internacionais de boas práticas de sustentabilidade ambiental em campus universitário. E com base nos exemplos encontrados, nas normas de gestão ambiental e no ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), propõe-se uma sistematização de procedimentos, culminando num modelo para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), adaptado às Instituições de Ensino Superior (IES) que iniciarão a implantação de um campus universitário, permitindo a essas instituições controlarem os impactos ambientais e se adequarem à legislação, ainda no momento da concepção da sua infra-estrutura.
O Papel das Instituições de Ensino Superior (IES) rumo ao desenvolvimento sustentável
Tauchen e Brandli (2006) alegam que existem duas principais correntes de pensamento referentes ao papel das IES no tocante ao desenvolvimento sustentável. A primeira enfatiza a questão educacional como uma prática fundamental para que as IES, pela formação, possam contribuir na qualificação de seus egressos, futuros tomadores de