Instrumentos de medição
Campus de Tucuruí – CAMTUC
Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM
Física Experimental I
Discentes:
Anderson Santos (201334040036)
Bruno Côrrea (201334040035)
Jaqueline Borges (201334040034)
Suene Dias (201334040029)
RELATÓRIO SOBRE INSTRUMENTOS DE MEDIDAS DIRETAS E PROPAGAÇÃO DE ERROS
Tucuruí - PA
Outubro 2014
Discentes: Anderson Santos, Bruno Côrrea, Jaqueline Borges e Suene Dias.
RELATÓRIO SOBRE O EXPERIMENTO DE MEDIDAS DIRETAS E PROPAGAÇÃO DE ERROS
Relatório realizado como parte do critério avaliativo da matéria de Física Experimental, ministrada pelo Docente: Ezequiel
Tucuruí – PA
2014
Resumo:
Com o intuito de se medir corretamente as grandezas físicas usando instrumentos de medidas e algumas fórmulas matemáticas, este experimento utiliza das medidas primárias, para se encontrar as grandezas físicas indiretas, ou derivadas. Porém nunca se obtém o valor exato da mesma. Isto ocorre porque alguns parâmetros do experimento não podem ser totalmente controlados. Portanto para minimizarmos esses erros, efetuam-se várias medições da grandeza em questão para obter o valor médio da mesma. Das medidas diretas foram determinados os desvios a partir das incertezas geradas pelo equipamento utilizado e erros do operador. As medidas diretas foram realizadas com o uso da Régua, Paquímetro, Micrômetro e Dinamômetro. Onde foram medidas variadas peças como, cilindro, esfera e cubo. As grandezas derivadas, como a área, o volume e a densidade, foram conceituadas através das suas definições matemáticas. Foi possível concluir que, apesar de pequena, a incerteza gera certo constrangimento quanto aos resultados finais.
Sumário
OBJETIVO
O presente relatório tem por objetivo o aprendizado no manuseio de instrumentações de medidas tais como: paquímetro, micrômetro, régua e dinamômetro, definindo o desvio das medidas avaliadas e propagações de erro, operando com algarismos significativos.
1 – INTRODUÇÃO
Ao estudar um dado