Fazer o bem
Percebe uma tendência na sociedade e que já está chegando às igrejas, onde pessoas estão deixando de fazer o bem...
O TEMA: QUANDO UMA PESSOA DEIXA DE FAZER O BEM?
QUANDO UM CRENTE DEIXA DE FAZER O BEM?
Gálatas 6:6-10
v.7 – Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Grego Planaõ – enganar, errar, seduzir, desviar, estar fora do caminho, vagar, perambular da segurança da verdade ou virtude.
V.8 – Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
Carne – Grego: Sarks – carnal, carnalidade, de interesse carnal. O corpo em oposição à alma (ou espírito), natureza humana com sua fragilidade [física ou moral] e paixões.
Corrupção – Grego: Phthora – decadência, ruína (espontânea ou imposta em sentido literal ou figurado), corrupção, destruir, perecer.
V. 9 – E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
V. 10 – Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
O perigo é real, não nos cansemos de fazer o bem... Pode acontecer tanto com líderes (como Paulo quem escreveu a carta) quanto a liderados (como as pessoas que leram a carta).
NÃO NOS CANSEMOS – está no plural. Paulo também se incluiu neste perigo. Porque ele reconheceu que poderia ser tentado a parar de fazer o bem.
TENTADO, COMO? Imaginemos a seguinte situação... Paulo se preparando para sua missão: aprendeu a mensagem, aprendeu outras línguas, escolheu seus companheiros de viagem... Começa a viagem... Em Icônio prega e é aplaudido? Não, é ultrajado e sabendo que seria apedrejado (At. 14:5), Paulo foge para Lista e Derbe, cidades da Licaônica e continuava a anunciar o Evangelho. Em Listra, cura um coxo, as multidões que viram o que Paulo fizera quiseram adorá-lo (Paulo (MERCÚRIO) e Barnabé (JÚPITER)) Paulo, explica para não fazer aquilo que havia