Fazer Bem Aos Animais
1. Os animais melhoram o nosso estado de humor. Bastam 15 a 30 minutos de contacto com um animal para uma pessoa sentir-se menos ansiosa e mais bem disposta – a interação entre ambos causa uma diminuição nos níveis de cortisol (hormona associada ao stress) e um aumento na produção de serotonina (hormona associada ao bem-estar).
2. Os animais são recomendados às pessoas que sofrem de depressão. As depressões tendem a fazer uma pessoa sentir-se sozinha e isolada do mundo e é aí que entram os animais de estimação – para além de expressarem um amor incondicional para com os seus donos, os animais são todos ouvidos e uma companhia perfeita para quem está a lidar com ou a recuperar de umadepressão. O próprio ato de acariciar um animal de estimação é calmante e ter a responsabilidade de cuidar dele é algo que faz uma pessoa que sofre de depressão sentir-se útil e importante, focalizando-se menos nos seus problemas.
3. Os animais fazem bem ao coração. Para além de amarem e de serem amados, os animais de estimação trazem, literalmente, benefícios para o coração, protegendo-o contra todo o tipo de doenças cardíacas. Num estudo realizado ao longo de duas décadas, chegou-se à conclusão que quem nunca teve um gato tinha uma maior probabilidade (cerca de 40%) de falecer de um ataque cardíaco do que quem tinha um felino em casa. No caso dos cães, outro estudo mostrou que os seus proprietários tinham uma maior taxa de sobrevivência no caso de sofrerem um ataque cardíaco.
4. Os animais ajudam a manter uma pressão arterial equilibrada. Vários estudos já comprovaram que quem tem um animal de estimação tem a