Patricia
Este estudo objetiva a apresentação de um plano de Gestão Ambiental para implantar Projeto para minimização de resíduos sólidos no "Restaurante Sabor Minas", na cidade de Uberlândia/MG. Para a realização deste trabalho foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, onde se fundamentou o referencial teórico das disciplinas norteadoras, nele constam os processos gerenciais, direito empresarial, tecnologia em gestão, recursos humanos e a avaliação estratégica. A redução dos resíduos sólidos exige conscientização de seus usuários e funcionários quanto à questão ambiental, para que assim o projeto possa permanecer em contínuo desenvolvimento. Montar um documento descrevendo o Projeto Minimizar de Resíduos mantém-se através de re-diagnósticos periódicos do lixo para avaliar a evolução do projeto no restaurante, como a economia referente à redução dos custos e desperdício de materiais no orçamento da unidade.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO05
2 – ENSAIO06
2.1 – Etapas a serem seguidas07
3 – CONCLUSÃO08
5 – BIBLIOGRAFIA08
1 – INTRODUÇÃO
No mundo atual, a geração de resíduos sólidos apresenta-se como um importante problema ambiental, e em face de sua complexidade e diversidade, constitui um sério desafio a ser enfrentado, pois o crescimento populacional e o aumento do grau de urbanização não têm sido acompanhados com as medidas necessárias para dar um destino adequado ao lixo produzido (COELHO, 2000).
Em tempos mais recentes, a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e seu mau gerenciamento, além de provocar gastos financeiros significativos, pode provocar graves danos ao meio ambiente e comprometer a saúde e o bem-estar da população. É por isso que o interesse em estudar resíduos sólidos tem se mostrado crescente (CUNHA & CAIXETA FILHO, 2002).
É necessário que os restaurantes tenham conhecimento do quantitativo de alimentos que deverá ser oferecido à clientela na produção diária, para que não haja apenas estimativas, o que provoca a falta ou o