UNIP organizações
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcança-los. São também eles que a a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. Assim para uma organização ser bem sucedida depende de seus administradores.
A Organização
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que isoladamente não conseguiram atingir, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a ser efetuar. Podem ser as organizações formais, como no caso do exército ou de uma empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se juntam para jogar bola na praia. No entanto, independentemente de sua forma e atividade, as organizações partilham de algumas características comuns:
Características comuns às organizações:
- têm um propósito ou uma finalidade que lhe confere uma razão para existir;
-são compostas por pessoas;
-têm uma estrutura que define e delimita qual o comportamento e responsabilidades de cada membro.
A Administração
Com o aparecimento das organizações, surge a necessidade de administra-las. A administração foi definida como a arte de produzir bens ou serviços por intermédio de pessoas. Uma definição mais complexa de administração é dada abaixo:
“Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.”
A eficiência e a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as