unificação alemã
O Primeiro Reich nasceu da partição do imperio de Carlos magno em (França-oeste e Alemanha-leste).O Primeiro Reich, porem nao emplacou . Nem com o ressurgimento de um poder forte temporario na mao da dinastia saxã (otonidas) e nem na mao dos poderosos Habsburgs. Esta dinastia explica porque a Austria tem tanta influencia na Italia e na Alemanha ainda nao-unficadas no seculo XIX antes de Cavour e Bismarck.
Os Habsburg quase unficaram a Alemanha,nos seculo XVI quando eram donos tb. da Holanda, Espanha e maioria das Americas, mas a ascençao de Lutero, a oposição da França e e do imperio Turco melaram seu projeto.
No seculo XVIII, a Prussia com seu despota iliuminista aparece como jogador importante no dominio da Alemanha atrapalhando a Austria Habsburg.
A Prussia se salva na Guerra dos sete anos graças a liderança da um genio militar ( rei Frederico o grande), das batatas, do seu luteranismo e da ajuda financeira inglesa.
Tanto a Prussia quanto a Austria apanham de Napoleão, mas Restauração mantem mais ou menos a composição de sua elite (nobreza latifundiaria aburguesada já arriscando industrialização).
O reino da Prussia , responsavel final pela unificação alemã, nasce como reino independente no iniciozinho do seculo XVIII, mas sua historia ANTERIOR é bem interessante para entender algumas atitudes alemãs nas guerras