Unidade 2
Turmas: TPGN1A/TRHN1A DATA: 18/03/2013
PROFª ANA CAROLINE MANFÉ
ALUNO: ERIVALTON OLIVEIRA MATRICULA: 201311440
1) DIFERENCIE ERP E SCM. DE QUE FORMA ELES SE COMPLETAM?
ERP –Enterprise Resource Planning
Os sistemas ERP são sistemas de informação integrados adquiridos na forma de pacotes comerciais de software com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa.
Uma característica importante dos ERP é o fato de que por serem desenvolvidos de maneira genérica para antender a diversos clientes, eles incorporam modelos padrões de processos de negócios (as chamadas "best-practices").
Exemplos de sistemas ERP existentes no mercado são o R/3 da alemã SAP e o Microsiga Protheus da brasileira TOTVS.
SCM –Supply Chain Management
O SCM é um conjunto de atividades, ferramentas e software que permite a uma empresa integrar a produção entre vários parceiros de negócio em um sistema de valores. Entre as funcionalidades cobertas pelo SCM estão:
-Planejamento da Demanda
-Planejamento da Distribuição (DRP –Distribution Resource Planning)
ERP e os softwares de SCM se complementam, quando se considera que o primeiro atua em nível de execução e o último em nível de planejamento é importante a base de dados dos dois sistemas seja a mesma e/ou a troca de informações entre ambos seja efetuada com segurança e integridade.
2) DEFINA O QUE É CRM E EXPLIQUE SUA IMPORTÂNCIA PARA OS NEGÓCIOS.
CRM –Customer Relationship Management
O CRM ou GRC (Gerenciamento do Relacionamento com Cliente), é o nome dado aos sistemas utilizados para gerenciar as relações com os clientes.
É importante salientar que embora o CRM, como ferramenta de TI, possa ser bastante útil para agilizar e facilitar o contato da empresa com seu cliente, a simples utilização de um sistema deste tipo não significa por si só a agregação de mais valor no relacionamento com cliente se os produtos e serviços oferecidos pela empresa