Origem municipio sao jose do rio preto
ORIGEM:
Até por volta de 1840, a área onde está situada a região do município de São José do Rio Preto não passava de mata virgem. Naquele ano, o lugar começou a ser desbravado por mineiros, que ali se fixaram e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos. Segundo relatos de antigos moradores, esses homens saíram da Vila de Nossa Senhora do Carmo dos Tocos, hoje Paraguaçu, no estado de Minas Gerais.
Também, segundo relatos, no ano de 1845, Luiz Antônio da Silveira pisou, pela primeira vez, em solo rio-pretense, trazendo junto com ele cargueiros e escravos, vindo juntamente com seu irmão Antônio Carvalho e Silva e com seu amigo Vicente Ferreira Netto. Abriram veredas mato adentro, desde Bebedouro do Turvo até as proximidades do local onde hoje está a cidade de São José do Rio Preto. Os recursos estavam acabando e a comitiva se deteve naquele local, onde, com o tempo, haviam conquistado terras boas para o cultivo com sobra de água para o gado e um bom lugar para moradias. Com o passar do tempo a pequena povoação ia crescendo. Em 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, com a intenção de que o patrimônio desse origem a uma cidade.
DATA DE FUNDAÇÃO:
O município foi fundado em 19 de março de1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro (considerado o fundador da cidade), que liderou os moradores das vizinhanças na construção de uma capela.
São José Do Rio Preto – Paisagem no passado e paisagem atualmente:
Foto: reprodução arquivo público municipal. Data ( Provavelmente 1960)
[pic]
Foto: Image Schach Provavelmente 2002.
[pic]
Para a Geografia a paisagem é aquela unidade do espaço onde nossa vista alcança. Totalmente dinâmica acumula, em muitos casos, tempos diferentes. Também pode conter num mesmo lugar atributos naturais e culturais.
A evolução urbana e consequentemente a pressão econômica agem constantemente sobre a paisagem,