Tratamento térmico de aços de alta liga
TRATAMENTO TÉRMICO DE AÇOS DE ALTA LIGA
Prof. André Ronaldo Froehlich
Nome: Maicon Alba
Disciplina: Materiais Mecânicos II
Curso: Engenharia Mecânica
São Leopoldo, outubro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
No dia 18 de outubro de 2012 aconteceu o décimo encontro na disciplina de Materiais Mecânicos II, do curso de Engenharia Mecânica. Nesse encontro, foi desenvolvido o processo de tratamento térmico de aços de alta liga.
Aços de alta liga, são um conjunto de materiais com 8% a 10% de elementos de liga, ou seja, existem muitas considerações em relação a eles, pois trata-se de uma parcela muito significativa em relação aos aços em geral e sua importância. Os aços de alta liga subdividem-se em aços Inoxidáveis e aços Ferramenta.
É devidamente necessário saber verificar as diferenças entre um aço comum e um aço altamente ligado, atentando para a forma correta que um aço desse gênero deve ser processado. É importantíssimo também, observar todas as características desses aços, tanto externamente quanto micro-estruturais, analisando todos os fatores em que eles se distinguem de outro tipo de aço.
Do mesmo modo, deve-se ter muita atenção no momento da classificação dos aços de alta liga, pois os mesmos possuem características e formas de classificação muito especiais, requerendo um cuidado redobrado no momento da análise.
Assim, esse relatório apresenta, de forma detalhada, uma análise desta aula laboratorial, em que foram realizadas análises em amostras de aço Inoxidável Austenítico, Ferrítico e Martensítico e também aços Ferramenta VND temperado e recozido, aço T5 e nos aços D2 e D6.
2 METODOLOGIA
Aços de alta liga representam o grupo de materiais com 8% a 10% de elementos de liga. Nesta aula, foi proposto,