ferro e aço
Liga Metálica é todo o material metálico formado pela associação de átomos de dois ou mais elementos sendo que pelo menos um deles seja um metal.
As ligas metálicas são geralmente obtidas por dois processos:
a) Fusão dos metais: a mistura dos metais é aquecida até a fusão dos mesmos e homogeneizada. Depois deixa-se solidificar através do resfriamento. Este processo é usado quando os componentes da liga são miscíveis.
b) Compressão de pó: os metais são pulverizados e misturados intensamente. A seguir a mistura é submetida a forte compressão e aquecimento, simultaneamente. Este processo pode ser utilizado para obter ligas de metais imiscíveis quando no estado de fusão. Também viabiliza a obtenção de ligas de metais que possuem alto ponto de fusão, como por exemplo o tungstênio (p.F.
3400oC).
As ligas metálicas podem ser classificadas de acordo com certos critérios. De acordo com o número de componentes as ligas podem ser classificadas como:
Ligas binárias, com dois componentes. Ex.: solda (Pb, Sn), latão (Cu, Zn), etc
Ligas ternárias, com três componentes. Ex.: alpaca (Cu, Zn, Ni), metal monel (Ni, Cu, Fe), etc.
Ligas quaternárias, com quatro componentes. Ex.: metal fusível (Bi, Pb,
Sn, Cd), aço inoxidável (Fe, C, Ni, Cr), etc.
Ligas Ferrosas e Ligas Não Ferrosas
As ligas que contém ferro como componente principal são denominadas ligas ferrosas e as demais são as não ferrosas. Os principais exemplos de ligas ferrosas são os inúmeros tipos de aços produzidos atualmente.
2. Ferro e Aço
2.1.
Ocorrência do Ferro
O ferro tem sido de extrema importância para o desenvolvimento da civilização ao longo de toda a História. Dentre todos os metais ele é o mais utilizado na indústria, em menor escala na sua forma pura, ou em diversas ligas, sendo o aço a mais importante e utilizada.
O ferro não é encontrado em estado natural a não ser em pequenas quantidades, nos meteoritos, na sua