Aço e Ferro Fundido
Tanto o aço quanto o ferro fundido são provenientes do minério de ferro e carbono, só com diferentes quantidades de carbono.
O minério de ferro ė encontrado na natureza geralmente a céu aberto sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita e também na forma de carbonatos, sulfatos e silicatos. Esses minérios são extraídos de jazidas no subsolo ou a céu aberto, mas antes de extrair deve-se levar em consideração projetos que garantam o retorno do dinheiro investido e proteja a vida dos trabalhadores.
Os aços e o ferro fundido são fabricados em siderúrgicas. E a matéria prima deve ser preparada para se adequar ao processo de fabricação desejado. Nestas usinas integradas acontecem as principais etapas de fabricação dos aços e ferro fundido.
O aço e ferro fundido são obtidos a partir do ferro gusa. Ele é uma liga metálica de 3,5 a 4,5% de carbono e outros elementos residuais como o silício, fósforo, enxofre entre outros.
Para pode obtê-lo é necessário o alto forno, nele e depositado o minério de ferro o combustível (carvão vegetal ou mineral) e o fundante(geralmente o calcário ), onde a grande quantidade de ar alimenta o calor do forno, dando origem a reações químicas que juntam o ferro com o carbono formando em gusa(liquido).
O gusa que sai do alto forno por uma abertura causada por um pistão na sua parte inferior, que pode seguir para dois caminhos : pode ir para um forno como cubilô para produzir o ferro fundido ou para vagões tanques especiais para os fornos de refino ou então para conversores, nos quais e transformado em aço.
Aço carbono
Aço carbono é a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. Quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é que são determinadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O Carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao ferro. A quantidade de Carbono define sua classificação: o baixo