Aços e Ferros Fundidos
UNOESC – Joaçaba
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ADELTON STROVISPY
ANA CAROLINA
ANDERSON DUTKEVICZ
CHALINE SADOWSKI
JULIANI RAMOS
AÇOS PARA FUNDIÇÃO
Joaçaba 2011
ADELTON STROVISPY
ANA CAROLINA
ANDERSON DUTKEVICZ
CHALINE SADOWSKI
JULIANI RAMOS
AÇOS PARA FUNDIÇÃO
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina de Química Tecnológica, do curso de Engenharia de Produção Mecânica, sob orientação do professor Zeca.
Joaçaba
2011
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, não é impossível imaginar o mundo sem o uso de aço. A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país seu consume cresce proporcionalmente na construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.
Esses materiais já se tornaram corriqueiros no cotidiano, mas fabricá-los exige técnica, que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisas. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro, apresenta grandes desafios e conquista para a humanidade.
Tudo começa quando cerca de 4.500 anos atrás o ferro metálico que é usado pelo homem, foi encontrado in natura em meteoritos recolhidos pelas tribos nômades nos desertos da Ásia menor. Por sua beleza maleabilidade e por ser de difícil obtenção, era considerado um metal precioso, que se destinava principalmente ao adorno.
Neste trabalho iremos apresentar o aço e seus processos de fundição. Dentre os processos de fabricação, a fundição se destaca por