AÇOS E FERROS FUNDIDOS
1. INTRODUÇÃO 2
2. AÇO FUNDIDO 3
2.1 TIPOS DE AÇO PARA FUNDIÇÃO 4
2.1.1 Aços de baixo carbono 4
2.1.2 Aços de médio carbono 5
2.1.3 Aços de alto carbono 6
2.1.4 Aços liga com baixo teor de liga 6
3. FERRO FUNDIDO 7
3.1 FERRO FUNDIDO BRANCO 8
3.2 FERRO FUNDIDO CINZENTO 10
3.3 FERRO FUNDIDO NODULAR 12
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Chiaverini (2008), podemos entender como aço uma liga que possui como principais elementos o ferro e o carbono, e os elementos secundários estarão presentes devido aos processos de fabricação. Geralmente, a quantidade de carbono varia de 0,008% a 2,11%, tais limites estão relacionados com a máxima solubilidade do carbono no ferro e a máxima quantidade de carbono que se dissolve no ferro respectivamente. Quando esse teor de carbono for superior ao já estabelecido anteriormente (2,11%) e tiver como elemento secundário o silício, teremos então o ferro fundido.
O diagrama de fase tem como finalidade mostrar alterações de estado físico e de estrutura que sofrem as ligas metálicas. O diagrama de fases Ferro-Carbono mostrado na Figura 1 é obviamente o diagrama mais estudado entre todas as ligas metálicas presentes na atualidade, fato facilmente explicado já que os aços carbono, além de serem os materiais metálicos mais utilizados pelo homem, apresentam variadas e interessantes transformações no estado sólido. O estudo do diagrama de fases permite-nos compreender porque variações do teor de carbono nos aços resultam na obtenção de diferentes propriedades, e dessa maneira, possibilitam a fabricação de aços de acordo com propriedades desejadas.
2. AÇO FUNDIDO
Aço fundido é aquele que quando vazado em moldes de areia ou metálico irá adquirir a forma exata da cavidade do molde. Quando se tratar de peças fundidas, os moldes necessitarão de alguns acertos através de operações de usinagem. Por outro lado, quando o aço é vazado em “lingoteiras”, produzindo “lingotes”, eles serão submetidos a processos diversos de conformação mecânica.