Aço e ferro fundido
Fases das ligas à base de ferro
Austenita (ferro-γ rígido)
Bainita
Martensita
Cementita (carbeto de ferro; Fe3C) lebedurita (austenita + cementita (eutética); 4,3% de carbono)
Ferrita (Ferro-α, Ferro-δ; brando) perlita (88% ferrita, 12% cementita)
Esferoidita
Tipos de aço
Ferro-Carbono (menos de 2,1% de carbono)
Aço inoxidável (liga com crômio)
Aço ARBL (Alta Resistência e Baixa Liga)
Aço rápido (muito rígido; tratado no calor)
Outros materiais à base de ferro
Ferro fundido (>2,1% de carbono) ferro forjado (quase sem presença de carbono) ferro ductíul
O ferro fundido é uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbo e silicio. Forma uma liga metâlica de ferro, carbono (entre 2,11 e 6,67%), cilício (entre 1 e 3%), podendo conter outros elementos químicos. Sua diferença para o aço é que este também é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, mas com percentagens entre 0,008 e 2,11%.
Os ferros fundidos dividem-se em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.
Tipos de ferro
Ferro fundido cinzento
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafite livre em sua microestrtura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. A presença de veios de grafite em sua microestrutura proporciona diversas características que tornam do ferro fundido cinzento quase que insubstituível na fabricação de carcaças de motores e bases de equipamentos. A grafite, entrecortando a matriz metálica, absorve vibrações, facilita a usinagem e confere ao ferro