5 forças
Andrezza Menezes – 21267030
Mariana Batista –
Matheus -
1 – A Kodak
A Eastman Kodak Company é uma empresa multinacional dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais, amadores e para as áreas da saúde. Foi fundada por George Eastman, o inventor do filme fotográfico, em 1888.
A crise começou quando seus líderes se recusaram a admitir que seu principal produto havia ficado obsoleto, e não evoluíram tecnologicamente junto com o mercado fotográfico.
2- As Cinco Forças competitivas de Porter
O modelo das Cinco Forças foi concebido por Michael Porter em 1979. Trata-se de um modelo para análise da competição entre empresas que considera cinco fatores, ou forças competitivas, que devem ser estudadas para desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
3 – A crise da Kodak analisada sob a visão das Cinco Forças de Porter
3.1 Rivalidade entre concorrentes
As empresas concorrentes vem crescendo com o tempo, e a Kodak foi ficando para trás. Ela enxergava o digital como uma concorrência com o filme, já que foi ela inventora deste. E a principal causa da falência é que ela se recusou a acompanhar a tecnologia das outras empresas.
3.2 Ameaças de novos entrantes
A principal entrante para o mercado fotográfico, e consequentemente para a concorrência da Kodak, foi a Fujifilm fundada em 1934.
A Fuji inicialmente fabricava filme, mas investiu também em câmeras melhores conforme a tecnologia.
E como a Kodak não evoluiu tecnologicamente, por fim as negociações não são bem-sucedidas. Isto porque as empresas que se interessam ficam receosas em fechar negócio e a Kodak entrar com pedido de concordata a qualquer momento.