5 Forças
2. Definir as características comuns que formam a cultura organizacional. Importância do consumidor, padrão de desempenho excelente, qualidade e inovação, importância da motivação intrínseca e etc.
3. Explicar os elementos da cultura organizacional. Valores: definições do que é importante para se atingir o sucesso. Crenças e pressupostos: geralmente usado como sinônimos para expressar aquilo que é tido como verdade na organização. Ritos, rituais e cerimônias: são exemplos de atividades planejadas que têm consequências práticas e expressivas, tornando a cultura mais tangível e coesa. Estórias e mitos: estórias são narrativas de eventos ocorridos na organização, os mitos são estórias consistentes com os valores organizacionais, porém sem sustentação nos fatos. Tabus: demarcam as áreas de proibições, orientando o comportamento com ênfase no não permitido. Heróis: personagens que incorporam os valores e condensam a força da organização. Normas: as regras que defendem o comportamento que é esperado, aceito e sancionado pelo grupo, podendo estar escritas ou não. Processo de comunicação: inclui uma rede de relações e papéis informais que comportam padres, fofoqueiros, conspiradores, contadores de estórias e etc.
4. Explicar porque a cultura pode facilitar ou dificultar as mudanças nas organizações. A cultura e conectada a outros elementos que também sofreram alterações caso haja uma mudança cultural, sendo que o processo não é simples, não é barato e não se faz sem causar traumas.
5. Esclarecer como a cultura é transmitida aos funcionários. E transmitida basicamente a partir