11º ano qualidade de vida estudo de caso espinho
Beatriz Ferreira; 11ºC
Carla Oliveira; 11ºC
Soraia Vanessa;11ºC
Ricardo Castro;11ºC
Estudo de caso da cidade de Espinho
Qualidade de vida urbana
Índice
Introdução1
Qualidade de vida urbana: fatores condicionantes2
Escrever título do capítulo (nível 3)3
Escrever título do capítulo (nível 1)4
Escrever título do capítulo (nível 2)5
Escrever título do capítulo (nível 3)6
Introdução
Este trabalho foi realizado a pedido da professora…Neves para a disciplina Geografia A.
Para fazer este trabalho cada grupo selecionou um tema (integrado na matéria de décimo ou décimo primeiro ano) para desenvolver num trabalho escrito e num trabalho de apresentação a toda a turma.
O tema escolhido pelo nosso grupo foi “A qualidade de vida urbana” e debruçamo-nos especialmente no estudo de caso da cidade de Espinho, onde avaliamos a qualidade de vida da população, os principais problemas da cidade, diferenças dentro da mesma cidade e evolução desta ao longo dos anos etc.
Qualidade de vida
O conceito de qualidade de vida engloba diversos aspetos, que se interligam, e que vão desde as questões mais materiais, ligadas à satisfação das necessidades humanas básicas, até às questões imateriais ( segurança, participação cívica), desde aspetos objetivos até aspetos subjetivos, estes últimos relacionados com a perceção individual da qualidade de vida e do bem estar dos indivíduos, desde aspetos de índole mais individual até aspetos de índole mais coletiva.
A questão da qualidade de vida faz muitas vezes a distinção entre as necessidades e os desejos (aspirações). As necessidades estão mais relacionadas com o coletivo, enquanto que os desejos, as aspirações, estão mais relacionados com as pessoas individualmente, e muitas vezes com a facha etária onde se encontram.
Nuvolati (1998), propõe uma análise da qualidade de vida baseada em cinco grandes domínios, fazendo o cruzamento da dicotomia individual/colectivo com a dicotomia do material/imaterial. Um primeiro