ferro e aco
O presente trabalho aborda sobre o ferro e o aço de uma forma os aspectos indicados pelo professor relativamente ao tema indicado.
O trabalho fala do ferro que é um elemento extraído da natureza sob forma de minérios bem como o aço que provem do ferro. Os processos de obtenção desses são complexos sendo que interessa-nos mais a obtenção do aço bem como as suas propriedades, as suas formas comerciais. Porem relativamente ao ferro falaremos das suas características, propriedades bem como a extracção do ferro fundido.
Uma vez que não se pode falar do ferro fundido sem antes falar do ferro gusa, aqui iremos nos referir ao ferro gusa de forma como é obtido, para assim falarmos do ferro e aço bem como a sua importância económica.
2. Ferro e Aço
Em relação a origem do ferro muitas histórias fabulosas apareceram ao longo dos séculos, como o que dizia que um meteoro de ferro caiu na Terra enviado dos céus como uma dádiva dos deuses ao Homem. Porém outra história mais convincente relata que: O primeiro ferro produzido foi obra do acaso, quando pedaços de minério de ferro foram usados em vez de pedras nas fogueiras de banquetes. Depois disso, foram aprimoradas as técnicas para fundir o ferro e utilizá-lo.
Acredita-se que a partir deste momento começaram a surgir aços com percentuais de carbono superiores aos primeiros, chegando a 0,8%. Hoje o ideal é 2,11% de Carbono no aço.
O ferro é a principal matéria-prima do aço, isto é, o aço é uma liga de ferro e carbono contendo menos de 2% de carbono e pequenas quantidades de elementos como silício, manganês, fósforo e enxofre, que juntos não excedem a 1% do total
O ferro é um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre, onde entra na proporção de 4,2%. Entre todos os metais o ferro é o mais produzido e o que está mais presente em nossa vida. Inúmeros minerais têm ferro como componente essencial, tal como o aço que é essencialmente formado por ferro. Em suma o ferro e o aço são