Matematica
São poucos detalhes conhecidos de sua vida. É certo, porém, que se aprofundou no estudo de várias ciências, como aritmética, álgebra, astronomia, geografia e sobre o calendário, tendo escrito tratados em todos estes campos do conhecimento. Alguns de seus trabalhos foram traduzidos para o latim e estudadas pelas mentes mais avançadas da Europa na época, contribuindo para que o continente se libertasse do domínio intelectual da igreja, preparando as bases do humanismo renascentista. Seus tratados são até hoje reconhecidos, valorizados e ainda empregados. Por isso mesmo, ele é considerado uma das maiores mentes científicas do período medieval e mais importante matemático muçulmano, ganhando merecidamente o título de "pai da álgebra.É possível que tenha escrito um tratado sobre o astrolábio e outro sobre relógios de sol, mas estes dois últimos não chegaram aos nossos dias. Tanto o tratado sobre a aritmética como o sobre a álgebra constituíram o ponto de partida para trabalhos posteriores e exerceram uma forte influência no desenvolvimento da matemática, principalmente da aritmética e da álgebra. Mohamed ibn Musa al-Khwarizmi nasceu por volta do ano 780. Os historiadores acreditam que seus ascendentes, ou ele próprio, teriam vindo de Khwarezm, uma região da Ásiacentral que agora faz parte do Turcomenistãoe do Uzbequistão.
Na vida adulta, Al-Khwarizmi viveu em Bagdá, situada no atualIraque, onde trabalhou na Casa da Sabedoria, um centro de pesquisas científicas, estudando as obras de sábios árabes, gregos e indianos.
Al Khawarizmi estabeleceu seis tipos de equações algébricas que ele mesmo solucionou em seu livro, o nome de Al Khawarizmi, emespanhol guarismo, que ao passar para o francês se tornou logarithme, deu origem ao termo moderno Logaritmos.
, muitos autores da