Aço e Ferro
Introdução
O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atômica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (o carbono ocorre de forma natural no minério de ferro), dá-se origem a várias formas de aço, que são utilizados em diferentes áreas, como principalmente na indústria alimentícia, aeronáutica, naval, automotiva, civil, hospitalar, têxtil, petrolífera, rodoviária, ferroviária, entre outras.
Este metal de transição é encontrado no grupo 8 (VIIIB) da Classificação Periódica dos Elementos. É o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e, entre os metais, somente o alumínio é mais abundante.
Algumas Aplicações
Nas siderúrgicas, o aço tem maior prioridade que o ferro na produção, porque essa liga pode ser trabalhada na forja, na laminação e na extrusão, enquanto com o ferro isso é difícil. O aço também possui maior dureza e elevada resistência mecânica. Para melhorar ainda mais, esses materiais (o ferro e o aço) têm um custo ainda menor do que outros metais e ligas de alta resistência.
Por isso, eles são tão aplicados em nosso cotidiano, principalmente na construção civil. Por exemplo, para se construir prédios de vários andares como vemos hoje em residências, prédios comerciais, prédios residenciais, instalações industriais, sem falar em pontes, passarelas, postes, etc, usa-se o concreto armado, que é o concreto com estrutura sem aço. Aliado do cimento e do concreto, o aço permite que projetos sejam executados com perfeição e dentro dos padrões nacionais e internacionais de segurança estrutural e fornece a resistência que a estrutura precisa ter para agüentar forças perpendiculares,