historia de mirassol
A cidade tem uma população de 56.910 habitantes (IBGE/2013) e uma área de 243,2 km².3 Mirassol se localiza no norte do estado, a 453 km da cidade de São Paulo2 e a 15 km de São José do Rio Preto.6
Índice [esconder]
1 História
2 Economia
3 Demografia
4 Geografia
4.1 Hidrografia
4.2 Climatologia
5 Cultura
6 Transportes
6.1 Rodovias
7 Administração
8 Ligações externas
9 Referências
História[editar | editar código-fonte]
Foi fundada em 8 de setembro de 1910 por por Joaquim da Costa Penha e Victor Cândido de Souza. Seu nome então era "São Pedro da Mata Una", devido ao padroeiro escolhido: o santo apóstolo Pedro. Em 27 de novembro de 1919 é elevada a distrito, mudando o nome para a forma atual.
Foi estabelecido oficialmente como município em 23 de dezembro de 1924, desmembrado de Rio Preto. A instalação municipal verificou-se no dia 11 de março de 1925.7 Em 1933, a cidade contava com os distritos de Mirassol, Barra Dourada, Nipoã, Rui Barbosa, Vila Poloni, Iaci e Bálsamo.
Não se sabe a origem exata da mudança do nome, porém é do conhecimento popular que tal nome está relacionado a grande quantidade, e a beleza dos girassóis encontrados na localidade. Contudo, conforme fontes oficiais, o nome Mirassol se deve ao fato de que o centro da cidade é considerado um dos pontos mais altos da região, podendo-se vislumbrar o nascer e o por-do-sol ao horizonte.
Fundada a cidade, no âmago da floresta, e escolhido o seu padroeiro, deu-se-lhe o primitivo topônimo de "São Pedro da Mata-Una". Durante dois anos, conservou-se a denominação.
A respeito da origem do topônimo Mirassol, a versão mais aceita é a seguinte:
Passava certa feita o fundador a cavalo pelo Largo da Capelinha, onde se cultivavam roças de arroz, quando um dos enxadeiros chamou-lhe a atenção para a existência, no