comunicação empresarial
O Ambiente das Organizações
As organizações não existem no vácuo. E nem estão sozinhas ou isoladas no mundo. Eles vivem e operam em um meio ambiente que lhes servem de nicho. E nesse ambiente estão muitas outras organizações e empresas, algumas em cooperação, outras em competição e confronto aberto entre si. É do ambiente que as organizações obtêm seus insumos e recursos. Na verdade, as organizações retiram insumos do ambiente que retornam a ele como produto ou serviços através das atividades organizacionais. Nesse sentido, as organizações trabalham como sistemas.
Conceito de Sistemas
Um sistema pode ser definido como um conjunto integrado de partes, íntimas e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destinado a atingir um objetivo específico.
Todo sistema apresenta fluxos e intercâmbio de informação, materiais e energia que procedem do ambiente como entradas passam por processo de transformação dentro do sistema e saem como saídas ou resultados. Entradas, processamento e saídas sãos elementos indispensáveis dos sistemas.
Classificação dos Sistemas
Sistemas físico e concreto: são compostos de equipamentos, instalações e de objetos e coisas reais.
Sistemas abstratos e conceituais: são compostos de conceitos, abstrações, hipóteses e ideias.
Sistemas fechados: são os sistemas cujo intercâmbio com o ambiente (entradas e saídas) é pequeno e conhecido, sendo, portanto, programados e determinísticos: a uma determinada entrada corresponde uma única e determinada saída.
Sistemas abertos: são os sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbio com o ambiente, através de múltiplas entradas e saídas. Os sistemas abertos ou orgânicos apresentam uma característica fundamental: a sinergia. A sinergia é o resultado multiplicador das partes do sistema. Essas partes não se somam, mas se ajudam mutuamente, produzindo um efeito amplificado ou
01
exponenciado.
O sistema tem características próprias. As duas principais