Fundamentos socioantropologicos
Fundamentos Sócioantropológicos da Educação
Aula 01
Tânia Maria Motta de Oliveira RU 830299
Educação como Fenômeno Humano
Significado amplo da Educação
“Apenas o ser humano trabalha e educa”. Saviani
Na formação do professor há saberes necessário a pratica docente, é preciso compreender o fenômeno da educação, compreender a educação no sentido amplo, e o que é comum no processo educativo ao longo da história humana.
O ser humano constrói sua vida e sua historia em sociedade, constituindo e constituinte do processo do trabalho pela linguagem pela cultura e pela educação. O homem produz a sua existência, produz a si mesmo e transmite o conhecimento as próximas gerações. A falta de domínio dos fundamentos da educação pode levar à equívocos na hora de decidir o que deve ser ensinado e como ensinar.
Emile Durkheim (1858-1917) “A educação consiste num esforço continuo de impor as crianças maneiras de ver, sentir, e agir as quais elas não chegariam espontaneamente”. Considerado o pai da sociologia, Durkehim viveu na Europa numa época em que o capitalismo estava se impondo como sistema econômico, para Durkhein a educação seria uma ação de coerção, ensinar o indivíduo a pensar e a agir de acordo com o estabelecido pela sociedade e ancorado no positivismo de Auguste Comte. - Fato social é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação. Aquele que não aceita o fato social sofre punições que podem ser implícitas ou explicitas. - Solidariedade mecânica é a marca das sociedades mais simples onde os laços sociais são estabelecidos pela tradição, a qual todos os membros da comunidade estão subordinados; - Solidariedade orgânica é encontrada nas sociedades mais complexas, onde existe a divisão do trabalho social e a diferenciação dos indivíduos por grupos sociais e pelas funções, típica da sociedade capitalista. As relações sociais são mais elásticas. Favorecendo o