unidade 1
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você será capaz de:
Definir o conceito de lógica;
Entender, relacionar e citar a origem da lógica;
ATIVIDADE:
Platão
Aristóteles
O uso da Lógica nos possibilita enxergar os raciocínios implícitos que permeiam o nosso mundo, seja em livros, em conversas, debates, filmes, entrevistas e até mesmo em nossos pensamentos. A lógica é a capacidade de desvelar, de desnudar o que está posto, seguindo regras para alcançar a verdade, isto é, a operacionalização ou juízo do pensamento.
Desde a antiguidade os filósofos se preocupam com a maneira como funciona o cérebro e com o raciocínio do ser humano. Platão e Aristóteles foram pioneiros no processo de sistematização e organização do conhecimento, criando duas formas complementares de raciocínio.
I) Identifique essas formas e explique como elas se relacionam na formação do pensamento Lógico.
. Duas formas permeia a formação do pensamento lógico: o estabelecido por Heráclito (sobre a mutabilidade constante das coisas) e o Parmênides (o contrário é apenas uma aparência, pois o ser é imutável).
Nesse sentido, afirmava Platão a existência de dois mundo: o sensível e o inteligível. Este pode ser alcançado pela razão e a lógica e aquele é o que nos encontramos (real).
Para Aristóteles apenas um mundo existe, é o que nos encontramos. Afirma ele que se o homem não consegue conhecer algo mais do que os seus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena se conhecido e por isso não é nada para nós. Desse modo, para Aristóteles o que existe é o mundo sensível.
Dessa maneira, Platão concordava com o Heráclito na afirmação que a matéria era passível de mudanças no mundo dos seres corporais, mas também defendia que esse mundo era apenas uma aparência. Por outro lado concordava com Parmênides ao relatar que o mundo verdadeiro é o das