uso de Firewall
ESTADO DE SÃO PAULO
FATEC
USO DE FIREWALL NA PROTEÇÃO DE REDES
USO DE FIREWALL NA PROTEÇÃO DE REDES
DEFINAÇÃO
CARACTERISTICA
TIPOS DE FIREWALL
CONCLUSÃO
DEFINIÇÃO
Firewall é um sistema de proteção de redes internas que controla os acessos não autorizados de uma rede local ou uma rede privada de uma corporação, originados de uma rede não confiável (Internet), ao mesmo tempo que permite o acesso controlado da rede interna à Internet. E envolve hardware e/ou software para diferentes tipos de proteção.
CARACTERÍSTICAS
•Todo trafego entre a rede interna e externa deve passar pelo Firewall, senão pode comprometer a política de segurança da empresa.
•Ter filtro de pacotes na rede para evitar o acesso não autorizado, aumento a proteção e somente o trafego autorizado passará pelo Firewall e o resto será bloqueado. •Utilizar Firewalls no contexto da rede interna, assim isolando redes separadas, e distintas, para que não exista colisão ou mesmo interceptação do tráfego entre elas. •O Firewall deve ser seguro e impenetrável .
•Colocar servidores com conteúdo WEB, o mais isolado possível dos outros computadores da rede interna para que não fiquem vulneráveis a rede externa
(internet) como DMZ (Desmilitarized Zone, ou Zona Desmilitarizada).
TIPOS DE FIREWALL
– Gateways de aplicação
– Filtragem de pacotes
GATEWAYS DE APLICAÇÃO
Gateways de aplicação
Os gateways de aplicações conectam as redes corporativas à
Internet através de estações seguras (chamadas de bastion hosts) rodando aplicativos especializados para tratar e filtrar os dados
(os proxy firewalls). Estes gateways, ao receberem as requisições de acesso dos usuários e realizarem uma segunda conexão externa para receber estes dados, acabam por esconder a identidade dos usuários nestas requisições externas, oferecendo uma proteção adicional contra a ação dos crackers.
FILTRAGEM DE PACOTES
Um firewall de rede